A vinifi­cação da cerveja — Red Ale de Flan­dres

Tradi­cional­mente feita na região de Flan­dres, ao norte da Bél­gica, as Red Ales de Flan­dres ou Acid Ales de Flan­dres são pro­duzi­das em diver­sos lugares atual­mente, inclu­sive no Brasil. Tem os mes­mos ances­trais das Porters Ingle­sas do século XVII, porém seguiram cam­in­hos bem difer­entes. O per­fil de aro­mas e gos­tos, além da cor, se aprox­ima bas­tante de um vinho e, não à toa, essas cerve­jas são chamadas de Bur­gundy da Bél­gica, fazendo refer­ên­cia aos vin­hos da região de Bor­gonha, na França. Alguns rótu­los fazem menção direta à região da Bor­gonha como a Duchesse de Bour­gogne e a Bour­gogne des Flan­dres. Apre­sen­tam sabor de ameixas, fru­tas secas ou pas­sas e fram­boesa na sua maio­ria, assim como notas de bau­nilha e tanino, que causa certa adstringên­cia, prove­nientes da madeira. Com­ple­men­tada com uma aspereza, aroma e gos­tos prove­nientes de acidez lática e acética, as Red Ales de Flan­dres são, geral­mente, a porta de entrada no mundo da cerveja aos apre­ci­adores de vinho.

Read more: A vinifi­cação da cerveja — Red Ale de Flan­dres

A Mel­hor Cerveja do Mundo

Sem­pre há uma enorme dis­cussão sobre qual é a mel­hor cerveja do mundo. Talvez dev­ido ao enorme número de exem­plares ou a qual­i­dade tão alta que torna difí­cil colo­car óti­mas cerve­jas em pata­mares dis­tin­tos. Mesmo os mel­hores som­me­liers com os olfatos, pal­adares e tatos mais aguça­dos não têm uma escolha defin­i­tiva. Não é fácil nem uma definição do que seria a mel­hor cerveja do mundo.

Read more: A Mel­hor Cerveja do Mundo

Degus­tação — 961 Beer

O Beer Som­me­lier esteve pre­sente na degus­tação ofer­e­cida pela 961 Beer (www​.961beer​.com​.br) e pela Cerve­joteca (www​.cerve​joteca​.com​.br) para apre­sen­tar os dois novos rótu­los que estão chegando no Brasil assim como degus­tar as que já estão por aqui.

Read more: Degus­tação — 961 Beer

No events

Entre em con­tato conosco…

Ou inscreva-​se para rece­ber todas as novidades!